Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Inquisição - Realmente o monstro que pintam? Terceira parte(Final).







Vimos nos textos anteriores, de forma resumida, como aconteceram e como deveriam ter acontecido os diferentes tipos de inquisições. Vimos também os aspectos particulares das inquisições Espanhola e Portuguesa, esta última, também englobando o Brasil.



Através destes textos pudemos navegar ligeiramente, mas com veracidade, nos acontecimentos da inquisição e, com senso critico, inteligência e honestidade, percebemos que pouco ou nada nos é passado sobre a verdade da mesma.



É fácil ver o quanto o Estado foi responsável pelas barbáries cometidas e o quanto se esforçam, os inimigos da fé, por atribuir estas a igreja, embora alguns clérigos tenham compactuado com o Estado para tal. Toda via a Igreja , quanto instituição e parâmetros, se mostrou e sempre mostrará totalmente contrária e aos excessos ocorridos.



Porém, como Mãe humilde, a Igreja, na pessoa do Papa João Paulo II, pediu perdão pela corrupção e excessos cometidos por clérigos e leigos neste período.

Nota-se que muito foi atribuído a Igreja, mesmo mortes causadas por protestantes ou interesses tipicamente políticos do Estado.



Mesmo assim, comparada com tantos outros eventos religiosos, militares ou culturais, a inquisição tem uma envergadura mínima, porém a proporção que tem até os dias de hoje é muito maior.

Na mídia, a inquisição sempre é inflada com o fim de desmoralizar a Igreja e sua fé. Não encontrando em seu princípio, tradição e doutrina algo reprovável, se utilizam destes artifícios para que se veja a Igreja de forma caricaturada.



Devemos , ao ler este texto, manter um espírito de honestidade, libertando-nos do preconceito e das informações infundadas, impregnadas em nós por diversos motivos.

Convido ao leitor a questionar-se sobre suas fontes e seus conhecimentos sobre este determinado assunto, refletindo sobre a credibilidade e , automaticamente, veracidade de seus dados.

Este estudo, limitado e bem resumido, não têm a pretensão de esgotar o assunto, mas apenas aguçar o leitor, levando-o a estudar mais, através de fontes fidedignos e imparciais.







0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua participação. Deus te abençoe e te guarde, que ele volva a sua face e se compadeça de ti. Amém.