Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Vergonha de serviço

Por Leonardo Campos.

Fiz esse blog para reunir material de doutrina Cristã Católica, mas como o Católico é chamado a ser um bom cidadão, não poderia deixar de registrar aqui a minha indignação de cidadão.

Para quem não sabe, sou do Rio de Janeiro mais precisamente da baixada fluminense (Nilópolis).

Todos os dias, como inúmeros outros cidadãos tenho que fazer uso do péssimo e perigosíssimo serviço da Supervia. Como dito anteriormente, o mesmo, é mau prestado e põe em risco a vida dos passageiros.

Existem diversos fatores que me colocam nessa conclusão e tenho certeza que centenas de outros usuários concordam comigo, principalmente os dos ramais Japeri e santa cruz.

Especialmente nesses ramais mas não somente neles os trens estão simplesmente sucateados, as estações da central a Deodoro estão apenas maquiadas, mas nas demais nem mesmo maquiagem tem. Tivemos um leve adoçar da boca com a vinda dos três coreanos, exclusivamente para o PAN, e com a promessa que todos os trens passariam a estar nesses padrões. A Maioria só opera até Deodoro, alguns para campo Grande e uns poucos para Nova Iguaçu. Assim como a bela estação de engenho de Dentro, que ganhou anexo um estádio de futebol feito as pressas. Acreditei nisso. Ledo engano.

Os trens continuam colocando em risco a vida dos passageiros, não só pelo estado deplorável que se encontram , mas também por terem seus sistemas de emergência arrancados. A estações de Olinda é uma grande piada. O engenheiro que fez aquilo nunca andou e nunca pretende andar de trem. Fez uma rampa, ai vocês pensariam: “ isso foi para os deficientes”. Mas o Cara fez Oito lances de rampa!!! Um absurdo! Sem cotar que o acesso em caso de emergência para os carros de socorro não existe. As estações estão todas nas mesmas condições. O que acontecerá em uma emergência?

Vou dizer o que já presenciei.

por duas vezes tive a péssima experiência com acidentes na supervia, já presenciei outros tantos e já soube de vários.

Contudo o que me chamou a atenção não foi o acidente em si, que já deveria ser o bastante visto a freqüência com que ocorrem, mas sim a falta de ações de segurança para proteger os clientes no caso de eles acontecerem. Isso mesmo Clientes! Você já deve estar acostumado a ser chamado de cliente, mas está acostumado a ser tratado como um?

Embora sejamos tratados como gado levados todos os dias para pastar em seus trabalhos, somos clientes e devemos pedir nosso direitos. Pedir não, exigir!!!

Em uma bela noite tive minha primeira experiência acidental na supervia, isso não inclui as diversas vezes que somos obrigados a deixar o trem por ele ficar avariado, parado em alguma estação.

Estava eu conversando com uma amiga próximo a divisão de vagões quando fui surpreendido por uma forte descarga que ocorreu na rede elétrica logo acima de mim. Essa descarga lançou fagulhas e fuligem em todos que estavam perto. Como já estamos burramente acostumados a esses problemas, tomamos o susto mas retornamos aos nossos lugares. Foi então que outra ainda mais forte ocorreu, em seguida, uma terceira. Então a confusão foi geral. Todos correndo, muitos chorando e gritando desesperados, outros passando mal. Uma desordem total.

Nosso trem parou bem em um cruzamento de linhas. Tivemos que andar pelos trilhos de são-Cristóvão até a Mangueira e ainda ficamos aguardando o favor da supervia mandar outro trem nos buscar exatamente por 3 horas.

A segunda experiência me preocupou ainda mais.

Em uma manhã de segunda feira com o trem um pouco menos cheio que o de costume, mesmo assim, com toda a certeza, muito acima da capacidade segura de se levar seres humanos; indo de Nilópolis para a Central do Brasil. Uma dos ventiladores simplesmente estourou sobre as cabeças dos passageiros de um vagão posterior ao meu. OBS.: Estourou somente em São-Cristóvão (penúltima estação) porque só lá os ventiladores foram ligados, o que também é muito comum.

Com toda a fumaça muitas pessoas pensaram em incêndio e a confusão se formou. Foi então que percebemos que em nenhum dos vagões existiam extintores e as alavancas, botões ou válvulas de emergência para abrir as portas manualmente tinham sido arrancadas.

Então fica a pergunta:

Quem arrancou e de quem é a responsabilidade de recoloca-las?

A resposta da segunda pergunta é Supervia, sem dúvidas. Mas a primeira pergunta me deixou perplexo.

Primeiramente havia pensado nos vanda-los. “Esse poderiam ter arrancado as válvulas de emergência.” disse a mim mesmo.

Mas pensando bem, porque o fariam?

Essas válvulas os ajudam a abrir as portas durante a viagem. Um verdadeiro ato de vandalismo, mas quem já não deu graças a Deus por um vândalo desses abrir a porta no meio da viagem quando os ventiladores simplesmente não funcionavam? É, para cada ação (de deslecho como cliente) existe uma reação (de vandalismo de alguns).

Pensando melhor, só quem teria benefícios com a remoção das válvulas de emergência seria a própria supervia. Com isso os vândalos não conseguiriam mais abrir as portas durante a viagem. Nem eles e nem os cidadãos de bem em um momento de sufoco como o descrito acima.

Com o empurra-empurra parei uns dois vagões a frente do que estava, me perdi de um amigo e procurei por ele em outros dois. Sabe o que vi? Todos esses vagões não tinha a tal válvula para a abertura manual das portas. Todas elas tinham sido cerradas.

Se realmente tivesse ocorrido um incêndio, somente quem conseguisse passar pelas janelas sobreviveria. Uma lastima que poderia ter sido uma catástrofe. Imaginem as dezenas de mortos que poderiam haver em um acidente realmente sério?

No entanto esse não é todo o problema.

Temos problemas também com os seguranças e os PM do batalhão ferroviário.

Eles acham que todos nós somos ou camelôs ou vagabundos.

A PM do Batalhão Ferroviário é uma piada. São na verdade seguranças da supervia pagos com o dinheiro dos nossos impostos, pois só prestam serviço a supervia, muitas vezes espancando e usando de abuso de autoridade com os clientes.

Uma vez presenciei um despautério de um desses Pms.

Devido a grande palhaçada realizada pela supervia, fazendo com que os trabalhadores corram como idiotas atras dos trens que são anunciados em uma plataforma e transferidos para outra, e outra, e outra e assim por diante, alguns desenvolveram o costume de pular nas linhas para subirem em outras plataformas. Um jeito mais rápido para não perderem os trens que saem muitas vezes 5 segundos apôs terem sido anunciados.

Um rapaz pulou na linha e ao tentar subir em outra recebeu uma bela pancada de cassetete e um PM que estava na mesma. A Cara do coitado virou uma jaca na hora. Inchou tanto que o pessoal ficou preocupado. Com certeza ele arrebentou um belo vazo sanguíneo do rapaz. O Gado... ou melhor, Os clientes se revoltaram com o PM que quase foi enfrentado pela população se não fosse seus companheiros de farda.

O procedimento normal com o pulador de estações, ao meu ver; seria espera-lo subir, prende-lo ou adverti-lo. Mas não! A nossa PM não! Eles que se sentem como centuriões romanos a serviço do imperados. Acham que podem tudo com os pobres e são cachorrinhos dos ricos.

Quem comete alguma infração no trem não tem muito para onde fugir, mas a PM não esta preocupada em correr atras do infrator. Correr cansa muito.

Então ao invés de informar o vagão e a descrição do infrator, até mesmo por fotos de celular; quem não tem um hoje em dia; para que ele seja detido mais a frente, ele preferem dar tapas na cara e cacetadas nos manés que ficam pendurados nas portas.

Essa é a nossa PM. Sempre procurando fazer o mais fácil, mesmo que não seja o mais correto. Esses são empregados da supervia, pois não vi nenhum deles prender,dar na cara ou tacar cacetadas em nenhum funcionário ou executivo da supervia por cometer os crimes de negligência, agressão e etc.

Não dá para continuar assim.

Vejam:

http://www.anovademocracia.com.br/index.php/Trabalhadores-sao-assassinados-no-trem-fantasma-da-SuperVia.html

http://fotografando.spaceblog.com.br/98703/USUARIOS-ESTAO-FULOS-DA-VIDA-COM-A-SUPERVIA/

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL96861-5606,00.html

http://vvviiidddaaa.blogspot.com/2007/12/supervia-crucis.html

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua participação. Deus te abençoe e te guarde, que ele volva a sua face e se compadeça de ti. Amém.