Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Revista Veja Online já foi mais séria. Será?




Em nossos dias é rotina deparar-se com notícias infundas, superficiais e sensacionalistas. Fazer o que? É o que vende.
O problema é que isso está se tornando tão comum que nem mesmo estamos questionando as notícias que recebemos. A conseqüência disso é uma notícia que ao invés de informar, forma. (Aquela velha história da mentira contada várias vezes que se torna verdade. Parece que é este o objetivo de muitos jornalistas)
Me questiono se isto acontece por conta de "profissionais" de péssima formação ou se são "profissionais' na formação de opinião, que se utilizam da mentiras e(ou) meia verdade para influenciar diretamente a população.

Vamos deixar de "churumelas" e mostrar do que estou falando.

A Revista Veja On Line no dia... (Ops! primeiro deslize. Não tem data na reportagem.)Publicou uma reportagem com o nome " Uma acirrada disputa com os católicos", de autoria de... (Ops 2! Não tem o nome do Jornalista. Isso pode?), tratando sobre a pseudo diminuição e falta de instrução dos católicos, enquanto rasga a seda com o protestantismo, afirmando que os mesmo conhecem melhor sua fá (prefiro não comentar).

Vejamos alguns trechos da "reportagem" recheadas de dados(abobrinhas) "incontestáveis".

"Um dos principais desdobramentos do crescimento da legião evangélica no país foi o processo de a transformação da Igreja Católica. De um lado, surgiu a Renovação Carismática, para revigorar os aspectos místicos e milagrosos da fé. De outro, os padres-cantores saíram atrás de fiéis e redes de rádio e TV, para equiparar sua estratégia à dos novos rivais. "

O "reporter" (que não conhece nada da Igreja) afirma que a RCC foi inventada com o intuito de arrebanhar fieis, e que paralelo a este fenomeno surgiram os "Padres cantores".
Pera lá!
A RCC é apenas mais um de muitos movimentos que existe na Igreja Católica, mas o "reporte" a trata como se fosse um uma tentativa do vaticano de resgatar os católicos. É de matar de rir.
Uma coisa interessante que notei é o "reporte sitar que o que levou a esse suposto sucesso protestante foi justamente a RCC e os "Padres Cantores", que tinham o objetivo de resgatar os católicos. Mas se eles vieram antes do "êxodo católico", eles estavam resgatando quem?(estranho. será que era um preságio?)

"Os resultados, porém, estão longe do esperado. Entre os católicos, há uma crise de vocações sem precedentes, e uma impressionante debandada de fiéis para as igrejas evangélicas - até o fim de 2006, elas haviam convertido algo em torno de 11 milhões de católicos."

Interessante notar que o "repórter" fez uma importante pesquisa sobre o número de católicos que foram "convertidos" para o protestantismo. Os Números estão em torno de 11 milhões, segundo a pesquisa realizado por... (Ops 3! De onde o "reporte" tirou estes dados?)
Isso não é a primeira, nem a segunda e muito menos a ultima vez. è só ver o caso do Padre Lancelloti (http://www.pime.org.br/noticias2006/noticiasbrasil265.htm).
Sobre a Ainds e a Camisinha (http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=50&idrep=411).

"Ao contrário do que acontece com a maior igreja do Brasil, em que boa parte de seus fiéis não segue a religião completamente,...( Que boa parte é essa? A que ele conhece?)

...os evangélicos levam a prática da fé a sério.
..(Quanto aos protestantes, não quero ter que falar mal, mas qual é a doutrina oficial do protestantismo para dizer que eles a seguem na integra? Se for protestar contra a Igreja católica isso é verdade, mas mesmo assim não o é em totalidade. Se for para falar baseados em pessoas que conheço, a maioria dos protestantes que conheço não seguem nem mesmo 10% de sua doutrina. na verdade nem sabem que tem doutrina.)

...Enquanto os católicos fazem cerimônias aos santos,...
( Cerimônia ao santos?)

...estão sempre sob mediação dos padres para conversar com Deus até na hora de se confessar e desconhecem códigos que regem a burocracia de sua igreja, os protestantes são estimulados a falar diretamente com o Senhor -... ( Mediação dos padres? Esse cara não conhece nada da sagrada escritura e da doutrina católica. Por acaso alguém poderia avisar para ele que os católicos rezam em casa, que nos grupos de orações da RCC que ele mesmo sita geralmente são guiados por leigos, que católico lê a bíblia e estuda a sua doutrina. Ele afirma tudo isso baseado em que?)

...e ainda podem usufruir as recompensas por sua fé enquanto vivem, em vez de sofrer calados e esperar a morte para conferir se têm direito ao paraíso...
(isso aqui foi absurdo ao extremo. O que seria usufruir da sua fé em quanto vive? Achar que já estou salvo só por reconhecer jesus como Salvador? Religiosamente falando, isso até o diabo sabe. Essa reportagem parece que foi escrita por fundamentalistas neopentecostais)

...Na sua luta para se manter no posto de maior e mais influente instituição religiosa do país, a Igreja Católica brasileira ainda quebra a cabeça sobre o que fazer para conter os evangélicos.
A Igreja não tem intenção de ser a maior em nada. o Objetivo dela é levar o verdadeiro evangelho de Cristo para todos. Como já disse o Papa Bento XVI, è melhor Qualidade que quantidade.

Agora me pergunto.Este é realmente um o texto de um repórter ou é de um pastor protestante fundamentalista? Nunca vi tanta sandice, sem o mínimo de fundamento, junta. Um reporte pode usar sua opinião pessoal como prova de algo?
Vê-se que o "reporte" nunca foi a uma missa, não conhece nada sobre a doutrina católica, mas pretende tecer comparações entre o catolicismo e a doutrina protestante. isso é no mínimo leviano.

Por falar em leviano, olha o texto da veja acerca do Dízimo.
http://veja.abril.com.br/260599/p_070.html
Isso deveria ser motivo de processo.


Sem mais, lamento por todo o povo brasileiro, porque colocando o fuxico e veja na balança achei que teríamos alguma escolha.

2 comentários:

Anonymous disse...

é rapaz nao concordo muito com vc nao, pois o numero de evangélicos hoje já passa de 66 milhoes viu, em pensar que vc duvidou de 11 milhoes ate 2006 em vc esta mal informado.
faz um estudo sobre esse assunto aí depois vc fala sobre isso.

Leonardo da Silva Campos disse...

Beleza amigo , farei. Mas devo incluir em um único bloco evangélico todas as denominação que são contrarias entre si? Essas só se unem na hora de contabilizar fiéis. isso me parece um pouco conveniente.Contudo o número de 11 milhões é somente de "católicos" supostamente convertidos, o número que você esta me dando (66 milhões) provavelmente é de um total(o qual não confirmo pois não conheço os dados). Percebe a diferença? Neste meio existe quem sempre foi protestante. ok?
Mas fique aberto a postar os dados e não precisa ser de forma anonima. Abraços.

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua participação. Deus te abençoe e te guarde, que ele volva a sua face e se compadeça de ti. Amém.